descansar
Michelle Branquinho

Michelle Branquinho

4 dicas para descansar mais em 2022

O final do ano de 2021 chegou com muitos desafios. Sim, esse foi um ano desafiador para muitas pessoas. Um ano ainda pandêmico, com uma retomada parcial do comércio, muitos contratempos na economia e muita gente inquieta, ansiosa, estressada e muito cansada.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com ansiedade, são quase 19 milhões de pessoas com a doença.  Apesar desses índices terem aumentado por conta da pandemia, é interessante destacar que eles ainda são muito parecidos com os do período anterior ao surgimento da Covid-19. Além disso, essa ansiedade e consequentemente o cansaço observado, tende a aumentar ainda mais neste último mês do ano.

De praxe, nos últimos dias se percebe uma exigência ainda maior das pessoas, pois muitas precisam entregar o trabalho para encerrar o ano, os que estudam precisam cumprir as suas demandas de avalições finais, além da preocupação com o que será servido para a família nas datas festivas de Natal e também do Ano Novo. Ufa! Sim, é por tudo isso que é inevitável que a mente do ser humano fique cada vez mais cansada e inquieta, o que pode ser um grande risco para a sua saúde e também para o alcance dos objetivos e metas para 2022.

Mas então, o que fazer? Simples, é tempo de descansar!

Final do ano também é tempo de descansar, sair da rotina, viajar, celebrar a vida, trocar presentes e estar com quem amamos.

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, descansar significa “Período de folga; tempo em que não se trabalha; repouso. Falta de ocupação; tempo dedicado ao ócio; vagar. Maneira de se comportar que denota tranquilidade; sossego; paz de espírito. Ausência de pressa; em que há lentidão; morosidade. Ação ou efeito de descansar, de se livrar de uma atividade cansativa”. Portanto, descanso é sinônimo de “folga, repouso, tranquilidade, lentidão, sossego, vagar, morosidade”.

Acredite: o nosso corpo e a nossa mente necessitam de pausas e intervalos para recompor as suas forças e até mesmo os próprios pensamentos. As energias precisam ser refeitas, pois somente assim conseguiremos um fôlego maior para continuar em 2022.

É interessante destacar que o cansaço interfere de forma direta no humor, pois a pessoa muito cansada tende a tornar-se cada vez mais pessimista. Um outro detalhe, é que geralmente o cansaço apressa decisões, pois quem está exausto sempre exagera e quer resolver tudo rápido, de forma imediata. Além disso, uma pessoa cansada tem vontade de desistir de tudo, pois muitas vezes, até mesmo de forma inconsistente, ela não tem força o suficiente para continuar. Veja só, o cansaço requer descanso e não desistência. Não convém misturar as coisas. Portanto, quando o cansaço bater à porta, a única coisa a ser feita é de fato descansar.

Para isso, separei quatro dicas que podem te ajudar a descansar em 2022 e claro, ter um ano mais produtivo. Vamos lá?

  • Seja grato (a) pelas conquistas em 2021: vivemos um ano de difícil, mas também de muitos aprendizados e conquistas. Por isso, foque nos aspectos positivos e exercite a gratidão pelos seus objetivos alcançados e também pelos problemas superados. A gratidão aumenta a sensação de bem-estar, melhora os relacionamentos, a saúde, o desempenho profissional e ainda torna as pessoas mais positivas.
  • Aproveite o seu tempo livre: tão importante como ser produtivo e trabalhar para alcançar os seus objetivos, é também saber aproveitar o seu tempo livre. Aproveite esses dias no final do ano para se desconectar e fazer coisas que normalmente não consegue fazer por falta de tempo, como por exemplo, ler aquele livro que há meses espera por você na estante, ou de testar aquela receita que você salvou no celular, mas que ficou sem tempo para executar. Fazer passeios despretensiosos com a família ou sozinho ao ar livre, também é uma boa opção. Se preferir não fazer nada, não se culpe. Essa também é uma forma de curtir o seu tempo livre!
  • Valorize os relacionamentos e compartilhe os momentos: com a família ou com os amigos, agora é uma boa oportunidade para conviver mais. Valorizar e estar com as pessoas que amamos é sempre muito bom e faz bem. Por isso, aproveite o momento para visitar pontos turísticos dentro da própria cidade, organizar um almoço em família e participar de confraternização com os amigos. Se tiver a oportunidade, faça uma viagem. Sozinho ou acompanhado, essa é uma ótima maneira para compartilhar e somar bons momentos.
  • Planeje o seu ano de 2022: sem dúvida alguma a melhor maneira de cumprir as suas metas e objetivos para 2022 é elaborando um bom planejamento, tanto na vida pessoal ou financeira, quanto na profissional. Essa é uma boa ocasião para avaliar o que deu certo em 2021 e também o que precisa ser repensado e reavaliado. Com um planejamento, a tendência é que você tome decisões mais assertivas, diminua os custos e viva de forma mais leve e equilibrada, tendo a certeza que as coisas vão dar certo.

Esse conteúdo fez sentido para você? Você também pretende descansar a mente e o corpo nesses dias? Me conte mais sobre as suas perspectivas para 2022! Me envie uma mensagem no meu Instagram @psimichellebranquinho. Feliz 2022!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fale conosco pelo Whatsapp