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Michelle Branquinho

Michelle Branquinho

5 dicas para aumentar a motivação e cumprir tarefas

Você sente dificuldade para manter a concentração na hora de fazer as tarefas do dia? Quando senta em frente ao computador para trabalhar ou para cumprir o cronograma de estudos percebe que não consegue manter a motivação para terminar o que você planejou para aquele período? Esses efeitos são comuns e aparecem com cada vez mais frequência no mundo hiper conectado e marcado por informações que chegam por todos os lados.

É importante lembrar que o nosso cérebro possui uma capacidade de armazenamento e a sensação de cansaço e desânimo podem ser alertas de quando ultrapassamos o limite saudável de horas trabalhadas.

Se essa é a sua realidade, não precisa se desesperar! Muitas vezes se organizarmos a nossa rotina e o nosso ambiente, já fornecemos ao cérebro uma sensação maior de descanso e bem-estar, o que aumenta a nossa motivação e ânimo para prosseguirmos com a lista extensa de obrigações que ocupam os nossos planners, agendas e aplicativos digitais de organização.

Separei cinco dicas que considero muito eficientes para te ajudar a vencer o cansaço mental e aumentar a produtividade na sua rotina. Passos simples que irão torná-la mais leve e funcional. Está pronto para anotar? Vamos para elas:

  • Passe um tempo sozinho

Esse é um hábito que pode ser ignorado pela maioria das pessoas, mas que possui o grande potencial de acalmar o ritmo dos pensamentos e de trazer maior clareza para o decorrer dos dias. Escolha um ambiente aconchegante da sua casa e nos horários que costumam ser mais silenciosos, separe um período para aproveitar a sua própria companhia de forma consciente.

Que tal separar 10 minutos para ler um capítulo de livro com um tema do seu interesse? Ou começar um diário para registrar o que observa durante o dia? Passar um tempo consigo mesmo não é sinônimo de solidão, mas na verdade, pode ser a oportunidade necessária para organizar seus pensamentos e emoções, além de aumentar a sensação de bem-estar.

  • Evite pedir opinião das outras pessoas

Com uma agenda cheia, muitas vezes podem ser buscadas opiniões de outras pessoas na tentativa de validar àquilo que se está fazendo e até mesmo para ouvir comentários sobre os resultados alcançados. Ouvir opiniões e críticas construtivas pode ser um caminho para executar tarefas com mais segurança, mas quando isso se torna um hábito exagerado, pode gerar uma dependência da opinião externa e da aprovação de outras pessoas.

O resultado? Essa dependência exagerada pode sugar a sua motivação e atrapalhar o seu ritmo diário. Afinal, você pode estar sempre se questionando sobre a qualidade do que se é produzido.

 

  • Faça um detox das redes sociais

Você tem o costume de checar as redes sociais logo ao acordar ou sempre passa os últimos minutos antes de dormir em frente às telas? Além de prejudicar a qualidade do seu sono, esse hábito pode estar diretamente relacionado com o esgotamento mental, o que prejudica os níveis de motivação e disposição no momento de cumprir as tarefas do dia.

Experimente baixar um aplicativo de controle de tempo gasto em redes sociais, que mostra ao final de cada dia, o tempo passado em cada rede. Esse sistema oferece a opção de estabelecer a quantidade de horas para cada aplicativo, pois ao se aproximar do limite, uma notificação é enviada para a barra de notificações. Uma boa meta é colocar o celular “para dormir” antes de você e da mesma forma, garantir que você desperte antes do seu celular.

Escolha um hábito que faz tempo que você quer começar e passe a fazê-lo no tempo que antes era destinado para o celular. Além de melhorar a sua concentração, você ainda vai poder finalmente começar algo diferente e tirar as velhas metas do papel.

  • Escolha uma playlist que te inspire

Quem nunca percebeu o poder que uma boa música pode ter para melhorar o nosso dia? As músicas possuem efeito positivo na atividade cerebral e se relacionam com efeitos positivos na saúde física e emocional do corpo humano.

Além disso, músicas se conectam diretamente com boas memórias e isso é um convite para aumentar a sua criatividade e sensação de tranquilidade. Monte uma playlist com as suas músicas favoritas e nos intervalos feitos entre as tarefas, as coloque para tocar! Se você é do tipo de pessoa que consegue escrever, estudar ou trabalhar com uma trilha ao fundo, selecione as mais calminhas para embalar o seu ritmo.

Aposte na escolha de faixas que despertam bons sentimentos, você verá como uma playlist bem feita poderá tornar o momento de concentração mais leve e divertido. Uma boa opção é a cada 25 minutos, escolher uma trilha mais animada e aproveitar para levantar da cadeira, fazer um rápido alongamento, tomar água e depois, voltar ao trabalho. Hábitos simples, mas muito eficientes para aumentar a sua motivação! Separe hoje mesmo alguns minutos para montar a seleção perfeita.

  • Faça algo que te deixe feliz

Passear com os cachorros, escolher um dia da semana para visitar um lugar diferente na hora do almoço, brincar com as crianças, começar um curso on-line sobre algo que realmente gosta, ler um livro que há tempos estava parado no armário, pedir um delicioso prato de comida ao invés de preparar o jantar, nem que seja apenas 1 vez por mês. São algumas das opções que são possíveis de serem encaixadas na apressada rotina de trabalho ou estudos, e entre um expediente e outro, você se sentirá mais motivado, pois sabe que algo que realmente te faz bem está a sua espera.

Muitas vezes o nosso cérebro funciona em um sistema de recompensas, já tentou colocar isso em prática? A felicidade mora em pequenas escolhas diárias, no simples que muitas vezes passa despercebido, mas que é o suficiente para recarregar as suas energias.

Escolha pelo menos uma dessas dicas para colocar em prática ainda essa semana e você verá como a sua motivação pode ser incrementada.

Tenha sabedoria em alternar momentos de produtividade e descanso e lembre-se de que o nosso próprio corpo possui limites de produção. Portanto, descansar também é ajudar o seu organismo a desempenhar um melhor funcionamento.

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