se importa com o seu parceiro
Michelle Branquinho

Michelle Branquinho

5 formas de mostrar que se importa com o seu parceiro

Qual foi a última vez que você demonstrou de fato que se importa com o seu parceiro? Muitas vezes, a correria do dia-a-dia, as preocupações e o estresse acabam interferindo na qualidade dos nossos relacionamentos. A verdade é que para permanecer em um relacionamento saudável e duradouro, é necessário cultivar diariamente, ações e gestos que demostrem afeto e carinho com a pessoa amada.

“Mas eu sempre digo que o amo! ”. Sim, você pode estar frequentemente afirmando que ama o seu parceiro, mas a minha pergunta é: como você está demonstrando esse amor? Às vezes o “eu te amo” pode parecer frio, corriqueiro e vazio. Isso acontece quando se perde o verdadeiro simbolismos do amor e assim, a declaração pode se tornar como “palavras ao vento”, quando não precedidas de atos que as comprovem. Pensando nisso, este artigo traz algumas formas de demonstrar e expor em ações e gestos o que você sente pelo seu parceiro (a). Vamos lá?

Por que demonstrar o que ele/ela já sabe?

Mesmo que você esteja com essa pessoa há anos, alimentar esta parceria com gestos de afeto é primordial para que não somente a relação sobreviva à rotina do dia-a-dia, como também às adversidades que a própria vida impõe. É evidente que as palavras são muito importantes dentro de uma relação, porém elas serão melhores ainda quando acompanhadas de ações que mostrem que você se importa de verdade com aquela pessoa, com o seu bem-estar, sua saúde, etc.

Vejamos um exemplo prático. Vamos imaginar a sua relação com o seu parceiro como se fosse uma rosa, uma flor. Se você apenas falar o quanto ama as suas pétalas, o seu cheiro e o quanto é bonita, não será o suficiente para mantê-la viva por muito tempo. É importante que você a regue, coloque-a em um local que receba a luz do sol para que ela possa se alimentar e continuar a crescer e dar pequenos botões. Você consegue perceber que apenas palavras não são capazes de gerar tudo isso? O mesmo acontece no relacionamento com o nosso parceiro (a).

Infelizmente a maioria das pessoas, devido a rotina cansativa e estressante, acabam não percebendo que o parceiro (a) pode estar sobrecarregado, triste ou cansado por alguma situação do cotidiano. É interessante destacar que quando passamos por esses dias ruins, costumamos procurar conforto e apoio daqueles que estão mais próximos. Agora imagine o quanto seria frustrante para seu parceiro (a) buscar esse apoio e encontrar de forma parcial. Nessa situação a mensagem que se passa é de que parece que você não se importa o suficiente com o que acontece na vida dele (a). Por isso, demonstre mais!

Segue abaixo algumas formas que podem te ajudar a demonstrar mais o seu amor pelo seu parceiro (a):

5 formas de mostrar que se importa com o seu parceiro:

Você já ouviu falar sobre as cinco linguagens do amor?

As linguagens do amor são definidas com sendo as formas de se expressar em uma relação, deixando bem claro para o seu parceiro (a) que você realmente se importa e quer bem. Por esse motivo, é importante saber qual a linguagem de amor do seu parceiro e identificar o significado do “eu te amo”, através das ações diárias. Neste artigo, trouxe essas cinco dicas que você poderá estar investindo em sua relação, tornando a dinâmica do casal mais aberta e até mesmo driblando a rotina muitas vezes cansativa.

Veja quais são as cinco linguagens do amor:

  1. Palavras de afirmação;
  2. Atos de serviço;
  3. Tempo de qualidade;
  4. Toque físico;
  5. Presentes

Nesse momento você pode estar se perguntando: “como posso aplicar isso no meu relacionamento? ” Vamos então para a parte prática?

“O jantar estava ótimo” ou “admiro o seu bom humor”

As palavras de afirmação são ótimas para expressar e dar voz ao seu amor, fazendo com que seu parceiro se sinta motivado e amado, entretanto essa é uma necessidade existente no ser humano desde os primórdios: a de se sentir apreciado. A verdade é que os elogios verbais dão ânimo para quem os ouve e demonstram sentimentos positivos que você tem em relação ao seu parceiro.

Assim, da mesma forma que palavras negativas podem machucar e prejudicar, causando um dano interno que, muitas vezes, parece ser irreparável, imagine o que palavras de afirmação podem gerar no interior do seu parceiro?

Lavar a louça ou fazer a cama

Uma ação pode valer mais do que mil palavras. A linguagem dos atos de serviço tende a valorizar as ações que você faz pelo seu parceiro, como: lavar a louça, tirar o lixo, de fato ajudar nos serviços de casa, ou até mesmo pegar uma água, colocar o celular da pessoa para carregar quando ela esquece, oferecer ajuda para alguma tarefa extra do trabalho.

São atos assim que podem parecer pequenos, mas demonstram o que você sente por dentro, todo o carinho e cuidado que você tem pelo seu parceiro. Por isso, doe o seu tempo e não meça esforços nessa linguagem do amor, demonstre o quanto você a aprecia por meio de ações simples e até mesmo as mais complexas.

“Vamos dar uma volta pelo parque?”

Aqui, é a dedicação de um tempo exclusivo para o seu parceiro, o famoso tempo de qualidade. Essa ação pode ser simples, tanto ficar um ao lado do outro lendo um livro, quanto ir ao cinema, fazer uma viagem, conversar, enfim, uma infinidade de possibilidades para demonstrar a importância que seu parceiro tem apenas por compartilha bons momentos. É importante lembrar que esse tempo vai além da presença física, pois seu par merece que você esteja ali de corpo e alma, não apenas fingindo querer estar ali.

Demonstrar que você aprecia a pessoa por meio do tempo de qualidade é necessário nos dias de hoje, contando com toda a correria a que estamos inseridos. Assim, separar um tempo para o seu parceiro (a), o fará ver que você não o ama apenas da boca para fora.

Um abraço e dois beijos

O toque físico é uma excelente forma de mostrar sentimentos, pois para algumas pessoas, ouvir um “eu te amo” não é o suficiente, é preciso sentir fisicamente esse amor. Se essa for a linguagem de amor do seu parceiro, demonstre carinho com abraços, beijos, cutucões, mãos dadas, cafunés, massagem nos pés, entre outros.

Dessa forma, você não estará apenas demonstrando que se importa, mas também estará criando um sentimento de segurança na outra pessoa, de que essa relação é algo seguro e confortável. Além de que, o toque físico reduz os níveis de cortisol no organismo, o hormônio causador de estresse, ou seja, além de você mostrar que ama seu parceiro (a), estará cuidando da saúde dele ao mesmo tempo!

“Tenho uma surpresa para você! ”

Essa é uma prática muito comum entre as relações humanas. Uma flor, uma roupa ou uma joia, não importa o valor financeiro, pois não é o presente, mais sim o amor. O que realmente se ressalta aqui é o valor simbólico por trás desse algo material.

Algumas pessoas se sentem queridas ao serem mimadas com presentes fora de datas comemorativas, porém de nada adianta se não for dado de coração, pois a dinâmica dos presentes é deixar uma marca fazendo-a se sentir lembrada e valorizada.

Portanto, experimente mesclar uma ou mais linguagem do amor juntas. Tenho certeza que o resultado em seu relacionamento será fantástico. Mas, lembre-se: essas dicas devem ser praticadas com frequência para que surjam efeito!

Gostou deste conteúdo? Me envie a sua opinião no meu perfil no Instagram (@psimichellebranquinho)

Vou adorar tirar as suas dúvidas e ouvir sobre a linguagem de amor do seu parceiro (a)!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fale conosco pelo Whatsapp