relacionamento
Michelle Branquinho

Michelle Branquinho

A importância da comunicação assertiva nos relacionamentos

Com certeza você já ouviu falar por aí que a comunicação é a base para se manter qualquer relacionamento, certo? Mas e a comunicação assertiva? Esse termo é muito utilizado no meio profissional, mas se aplica muito bem também em relacionamentos conjugais.

Mas, as perguntas que responderei neste texto são: como podemos utilizar a comunicação assertiva em relacionamentos conjugais e qual o seu papel na convivência do casal? As respostas para essas perguntas, bem como a descrição de comportamentos e ações simples do nosso dia-a-dia é assunto deste artigo.

É por meio da comunicação que os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si e interagem uns com os outros, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Na vida a dois, essa é uma habilidade que facilita muito o autoconhecimento e consequentemente, auxilia também na manutenção de um relacionamento saudável.

Já o termo assertivo é considerado um adjetivo relativo à “qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo”, como um comportamento ou ação, por exemplo. De acordo com a Psicologia Comportamental, uma pessoa assertiva é segura e confiante ao agir, ou seja, é um indivíduo que está certo de suas ações e atitudes, além de possuir um comportamento equilibrado.

Alguns dos principais sinônimos de assertivo descritos pelo dicionário são: “afirmativo, positivo, assertório, declarativo e declaratório”. Mas, e o significado de comunicação assertiva? Simples, ela consiste na comunicação realizada com clareza, objetividade, transparência e honestidade. A assertividade na comunicação é uma qualidade predominante em pessoas com alto nível de autoestima e maturidade.

Nesse momento você pode estar pensando: eu preciso disso em meu relacionamento conjugal, mas como posso conseguir na prática? Como saber se estou tendo comportamentos e atitudes com meu parceiro (a) de forma assertiva? O amor é um grande combustível para iniciar uma relação, mas acredite, sem a comunicação assertiva, muitos relacionamentos vão de água abaixo.

Isso acontece, porque na convivência diária as diferenças aparecem. Ambos vieram de uma casa (ambiente) e uma criação diferente e os dois carregam consigo comportamentos que aprenderam durante a sua infância e adolescência. Assim, uma atitude engraçada para um, pode parecer ofensivo para o outro, por exemplo, e isso pode gerar grandes problemas no cotidiano do casal, caso não resolvam. A comunicação assertiva é uma grande ferramenta que pode ajudar os parceiros a se entenderem e acertar de vez “os ponteiros”. Segue abaixo, a descrição de ações e comportamentos simples, que te ajudarão a desenvolver uma comunicação assertiva em seu relacionamento conjugal. Vejamos:

  • Não abra espaço para dúvidas e conflitos – É interessante destacar que a partir do momento que você se comunica de forma assertiva com seu parceiro (a), você não deixa espaço para dúvidas ou conflitos. Assim, para que os problemas sejam resolvidos de forma assertiva, é ideal falar ao companheiro o que está sentindo, ou seja, o primeiro passo é conversar a respeito do que você está percebendo de errado no relacionamento.
  • Pense antes de falar! – O autor Robert Gately tem uma frase que diz: “A comunicação afetiva começa com a escuta”. Quando estamos tensos, preocupados ou nervosos, falamos o que não devemos, o que pode causar um grande arrependimento depois, por isso, se você está apreensivo ou irritado, espere um pouco e converse com calma depois.
  • Pratique a empatia com o seu parceiro – Pense em como você se sentiria no lugar dele (a) e assim, você evitará muitas brigas e discussões em seu relacionamento. Caso você tenha dificuldades de se comunicar de forma assertiva em seus relacionamentos amorosos e interpessoais é interessante buscar ajuda de um profissional.
  • Eduque o seu tom de voz – Muitas vezes, o parceiro (a) pode se sentir ofendido com a maneira, o tom da voz que fala come ele (a). Por isso, reveja a forma de comunicação e repense no vocabulário que está utilizando em seu dia-a-dia no relacionamento. Com certeza essa mudança lhe trará uma comunicação mais assertiva em sua relação.

Existem muitas outras maneiras de trabalhar a comunicação no relacionamento, e todas elas devem ser praticadas todos os dias. Aproveite todos os momentos a dois para exercitar e trabalhar a comunicação assertiva e assim, pouco a pouco, com certeza você construirá uma intimidade na qual a confiança crescerá.

Esse conteúdo fez sentido para você? Me siga no Instagram @psimichellebranquinho e acompanhe mais conteúdos!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fale conosco pelo Whatsapp