redes sociais
Michelle Branquinho

Michelle Branquinho

Como as redes sociais estão atrapalhando seu relacionamento

As redes sociais ocupam uma parte cada vez maior de nossos dias e afetam o nosso comportamento de inúmeras formas diferentes. Basta você checar quem está “seguindo” e verá que tantos outros ao seu redor também estarão informados sobre as mesmas coisas. Os painéis de referências atingem tanto nossos armários, playlists e até decoração para os cômodos. O universo é extenso e tende a se ampliar a cada dia mais, é uma tendência quase inevitável.

Mas, se existe algo que deveríamos nos esforçar para proteger da maré de curtidas, comentários e até as famosas trends (aqueles vídeos, danças e conteúdos reproduzidos repetidas vezes), são os nossos relacionamentos. Poderíamos escrever como as redes influenciam os nossos relacionamentos de forma geral mas aqui vamos focar nas relações amorosas.

Não me entenda mal: as redes podem oferecer inúmeros benefícios. Tanto é que, no Brasil, estima-se que existem aproximadamente 150 milhões de usuários. Basta acompanhar as últimas pesquisas e verá que o tempo diário gasto entre as telas sofre um acréscimo a cada ano.

Mesmo sabendo enxergar todas as facilidades, distrações e entretenimento que se fazem disponíveis, é importante reconhecermos o potencial de dano para os relacionamentos, a começar pelo prejuízo de uma palavra indispensável para a base de todo relacionamento — a comunicação.

Sinais de que o tempo no celular está afetando a sua relação 

Pode até parecer contraditório que a tecnologia responsável por encurtar distâncias, cruzar oceanos e tornar a voz do outro acessível a “um áudio” de distância, ser também a responsável por minar a qualidade da comunicação entre os casais.

Vemos essa contradição toda vez que entramos em um restaurante e vemos que quase o número total de mesas está preenchido pela luz que vem das telas e notificações. Por vezes, você quase é capaz de contar cada detalhe do dia de um influencer que acompanha, mas não seria tão fácil contar para alguém o que se passou no dia do seu parceiro.

Listarei abaixo alguns sinais de que as redes estão ocupando um lugar exagerado na vida do casal, leia cada ponto com atenção e reflita antes de prosseguirmos com as dicas.

  1. Você sente mais irritabilidade, dificuldade de concentração e medo de estar perdendo algo importante se está longe do seu celular;
  2. É comum viverem conflitos causados por ciúmes motivados por postagens, curtidas ou comentários feitos em redes sociais;
  3. Um dos lados (ou os dois) sentem a necessidade de checar a rede social do parceiro com muita frequência, geralmente a procura de “algo errado”;
  4. Você compartilha exageradamente detalhes da sua vida a dois, lugares onde estão, momentos particulares ou até indiretas quando atravessam períodos difíceis;
  5. Em sua rotina percebe que passou a comparar o seu relacionamento com a vida compartilhada de outros casais que acompanha em suas redes sociais.

                 5 dicas para aumentar tempo de qualidade 

Agora que já parou para pensar no peso que o uso das redes sociais pode estar trazendo para o seu relacionamento, quero propor alternativas baseadas no estímulo de um conceito que considero essencial — o tempo de qualidade.

Afinal, o tempo é justamente o que está sendo “roubado” pelo uso exagerado das redes. Você pode até estar sempre on-line e a par do que acontece nos diversos submundos expostos pelas redes sociais, mas pode perder a chance de realmente estar presente nos ambientes que precisam da sua presença, dos seus comentários, do seu olhar e claro, da sua atenção.

  1. Defina um tempo específico para estar “off” – É importante que ambos entendam a seriedade desse compromisso. Um dia da semana ou até um horário específico pode ser usado para ser “o tempo do casal”, sem distrações ou interrupções (e aqueles famosos “bipes” de cada notificação). Você vai até começar a criar expectativas esperando esse momento na sua agenda!
  1. Criem limites saudáveis – Pode parecer difícil no começo, mas mudanças pequenas podem realmente gerar grandes diferenças. Uma sugestão é criar regras internas ou “combinados”, como evitar ao máximo celulares nas horas de refeições ou na cama antes de dormir. Verá que vai ganhar minutos valiosos!
  1. Identifique atividades que podem fazer juntos – Aqui não precisam valer somente atividades elaboradas como jantares ou idas ao cinema. Talvez seja uma caminhada, uma ida ao supermercado ou passeios com o cachorro. Claro que o tempo para curtir a própria companhia é importante, mas atividades simples do cotidiano podem ajudar o casal a criar mais conexão e a gerarem simples, mas boas memórias.
  1. Antes de postar bons momentos, viva cada um deles! – Eu sei que pode ser bem tentador, mas que tal registrar o momento e esperar para compartilhar depois? Ou, até mesmo, simplesmente vive-lo sem abrir a câmera (você consegue!). O que você realmente precisa é tornar o momento especial ao aproveitá-lo ao lado de quem ama e para isso, nenhuma tela ou flash se fazem necessários. 
  1. Aprenda a avaliar a urgência de cada tarefa – O que eu quero dizer com isso? Na próxima vez que se sentir tentado a mandar um e-mail, atualizar o feed, checar um aplicativo de contas, procurar uma mensagem ou foto perdidas pelo celular, se pergunte: eu realmente preciso fazer isso nesse exato momento? Bom, se a resposta for não, você já sabe né? — Viva o momento! O seu relacionamento irá agradecer.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fale conosco pelo Whatsapp