metas
Michelle Branquinho

Michelle Branquinho

Como traçar metas para um novo ano?

Um novo ano chegou e, como é de praxe, neste período inicial muitas pessoas se dedicam na elaboração de suas metas e objetivos para o ano que se inicia. Sim, é hora de rever o que passou, avaliar o que precisa ser ajustado e estabelecer novos passos e metas para 2022.

O problema de tudo isso é que, da mesma forma que começamos animados e ansiosos por novas possibilidades e oportunidades, há também uma tendência de esquecermos e abandonarmos essas metas no meio do caminho. É por esse motivo que decidi compartilhar com vocês este texto especialmente para conversarmos sobre como fazer para traçar metas que possam de fato serem cumpridas durante todo o ano. Vamos lá?

O que você precisa saber sobre metas

Primeiramente é interessante pensar sobre o real significado da palavra meta, que consiste em: aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade”. Assim, meta é sinônimo de alvo, baliza, chegada, fim, finalidade, limite, marco e objetivo. Essas são palavras muito usadas por nós nesse início de ano, não é mesmo?

A ideia é que não nos esquecemos do significado dessas palavras e possamos prosseguir até o final dos doze meses, com as metas cumpridas e aquele gostinho de que demos o nosso melhor durante os meses que se passaram.

De fato, todos nós já passamos por um momento na vida onde parece que as coisas não são produtivas, que o desânimo bate e que a vontade de desistir é maior do que as nossas forças. Mas, quero te encorajar e incentivar a prosseguir e não retroceder. Garanto a você que no final das contas, vai valer a pena todo o esforço.

A verdade é que fazer metas nos traz uma visão a longo prazo e motivação a curto prazo, pois assim vemos os resultados, mesmo que pouco a pouco, se cumprirem em nossas vidas. Conseguir dar “check” naquilo que propomos a nós mesmos é sem dúvidas, muito satisfatório.

Para conseguirmos isso, podemos focar na aquisição de conhecimento, na organização do tempo, nas prioridades ou naquilo que precisamos de fato para atingir a meta que tanto buscamos.

Dicas para criar metas atingíveis

  • Liste e priorize o que é mais importante: Aprender a priorizar aquilo que é mais importante ajuda a manter a organização e também o equilíbrio. Portanto, definir uma quantidade grande de metas, faz com que seja exigido muito esforço e dificulta a execução do planejamento e consequentemente, o cumprimento das metas. Por isso, estabeleça uma lista com um número menor de metas, mas que sejam realmente significativas para a sua realidade. Fazer isso fará com que você veja diariamente os resultados, o que facilitará que você tenha motivação e determinação para prosseguir.
  • Acompanhe e avalie as suas metas periodicamente: O fato de ver o progresso e os efeitos do seu planejamento acarreta em um efeito psicológico motivador e reforçador, ou seja, é um estímulo para não perder o entusiasmo. Por isso, faça um “balanço” de sua lista periodicamente e avalie o que pode ser feito para manter o que está dando certo e rever o que ainda deve ser melhorado.

Talvez, no meio do caminho seja necessário trocar a “ferramenta” ou pensar em algo para agregar o seu projeto e claro, cumprir a meta no tempo esperado. Há gráficos, planilhas e aplicativos que podem te ajudar nesse monitoramento. Pesquise sobre isso!

  • Defina metas possíveis de serem realizadas: 2021 foi um ano ainda de muitas incertezas, resultados ainda de uma pandemia que continua mostrando seus efeitos. Mas isso não nos dá o direito de não estabelecer metas que são possíveis de serem realizadas. Portanto, é importante priorizar metas mais práticas, com prazos menores. Para isso, escolha o que faz mais sentido e que tem mais impacto e relevância com seu propósito de vida.
  • Defina prazos: Não existe meta sem prazo. Considere a sua rotina e estabeleça prazos conforme as demandas, prazos estes possíveis de serem executados. Assim, pense nos meses do ano e veja o que é possível terminar em cada período.
  • Descreva as metas de forma detalhada: O detalhamento ajuda a colocar em prática as suas metas. Por isso, escreva quais são os objetivos e quais as etapas necessárias para se alcançar. Coloque tudo no papel, acompanhe e faça as mudanças e adaptações que se fizeram necessárias. Na vida nada é estático, mudanças e adaptações são necessárias e fazem parte do nosso aprendizado. Uma dica para isso é ter um caderninho, planner ou agenda para que um acompanhamento mais assertivo seja mantido.
  • Descanse e mantenha o autocuidado: Diversas pesquisas identificaram o aumento da ansiedade, estresse, depressão e do cansaço em 2020. Por isso, para esse novo ano, sugiro que faça pausas de descanso e mantenha o autocuidado.

Para isso, aposte em metas relacionadas a atividades físicas, alimentação equilibrada, além de uma disciplina de sono, que contemple o descanso, o lazer e bons relacionamentos com familiares e amigos. Não podemos subestimar o valor de uma mente descansada!

  • Aprenda a celebrar as suas conquistas: É muito importante que aprendamos a celebrar e a reconhecer nossas conquistas e vitórias. Comemorar auxilia na redução da ansiedade e ainda nos direciona para o acerto (foco na solução) e melhora da autoestima. Tudo isso contribui de forma positiva para realização de suas metas. Portanto, desfrute de momentos de celebração!

Você também tem metas para 2022? Quer saber mais sobre esse assunto durante o ano? Me acompanhe nas redes sociais pelo Instagram: @psimichellebranquinho.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fale conosco pelo Whatsapp