Relacionamentos
Home > Relacionamentos

Relacionamentos

Áreas de Atuação/Especialidades

Casamento

O objetivo da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de cada um e do relacionamento.

Quando você percebe que as brigas não param, ou o que pode ser pior, nem há mais brigas, o silêncio impera quando estão a dois. Quando em outros ambientes ficam animados, mas sozinhos parece que não  há assunto. Este silêncio pode ser sinal de que há muito conteúdo para ser trabalhado, mas talvez não haja ânimo nem expectativa de que uma conversa possa ajudar. É exatamente neste momento que entra a Terapia de Casal. Cada casal terá sua necessidade, o importante é não deixar que se torne algo irreversível!

Sexualidade

A terapia sexual é um processo psicoterapêutico, focado em questões de sexualidade humana, capaz de ajudar pessoas a deixarem medos e anseios de lado. Através da terapia sexual é possível ser mais feliz, livrando-se do incômodo e a insatisfação. É possível experimentar o sexo como uma atividade íntima, prazerosa e saudável. Além de auxiliar no tratamento de patologias, uma vez que grande parte dos problemas sexuais tem causas psicológicas e emocionais.

Perinatalidade e Parentalidade

A Psicologia Perinatal e Parental tem por objetivo orientar e acolher tanto a mulher quanto o casal antes, durante e após a gestação, cuidando de forma integral e humana. A psicologia perinatal, é um espaço que não se limita só as mulheres com depressão pós-parto. Pelo contrário, também trabalha o vínculo entre mãe e bebê, e o papel do pai nesse processo. Podemos dividir este processo em etapas e sua atuação tem diversas aplicabilidades, que podemos citar como as principais: a preparação para a gestação, como o planejamento familiar, a infertilidade, abortos sofridos, fertilização assistida, preparação para o parto, o parto em si, e momento que ultrapassam o nascimento como a entrega do recém- nascido, óbito do bebê, dificuldades na amamentação, baby blues, depressão pós-parto, retorno ao trabalho, relação entre pais e filhos, assistência a pais e cuidadores, mãe de bebês especiais, e síndromes e transtornos em geral.

 

A Psicólogo parental, por sua vez, trabalha com a família, com a construção da parentalidade, ou seja, aquela família que acabou de ter bebê e que está vivenciando a sua adaptação aos seus novos papéis (é uma continuidade da perinatalidade), como também, podemos falar que o psicólogo parental irá trabalhar diretamente com famílias no processo da adoção, tanto na espera pela criança, como também, já na concretização.
Costumo dizer que a perinatalidade e a parentalidade andam juntas e que uma é continuidade da outra. O processo perinatal é fisiológico, pois a mulher vivencia a gestação, já a parentalidade é a subjetividade do ato de amar, cuidar, criar, educar os filhos.

EMDR

O EMDR normalmente é utilizado para reduzir sintomas de ansiedade, manifestações depressivas e para melhorar, de forma global, a saúde mental do paciente. Trata-se de um método especialmente eficiente em questões relacionadas a eventos traumáticos. A técnica utiliza a estimulação sensorial (auditiva, ocular e/ou tátil) para ativar mecanismos de cura.
O cérebro humano é formado por dois hemisférios. No lado direito predomina as emoções e o potencial artístico e no lado esquerdo as capacidades lógicas e racionais. Tal divisão dificulta que uma sincronia entre razão, emoção e ação, afetando como são processadas as experiências de vida de uma pessoa. Com o EMDR é possível estimular as diferentes áreas do cérebro justamente para dessensibilizar o que gera incômodo, criando um estado mais saudável e equilibrado, em que razão, emoção e ação estão melhor alinhadas. O EMDR é um dos recursos que tenho utilizado para agregar e auxiliar na melhora dos pacientes que atuo nas demandas de famílias, casais, maternidade e principalmente sexualidade, por ser uma técnica rápida.

Hipnose

A terapia com Hipnose é um conjunto de técnicas verbais e não verbais de comunicação utilizadas para ajudar um indivíduo a entrar em um estado modificado de consciência denominado transe. A hipnose é uma ferramenta séria que tem vindo a ser cada vez mais procurada para ultrapassar os males da vida civilizada, fazendo com que o cliente consiga quebrar padrões limitadores e mudar algumas crenças conseguindo assim realizar modificações no seu comportamento. É um processo completamente natural e seguro, podendo ser uma opção eficiente em diversas situações. Utilizo a técnica já a 5 anos em consultório e os resultados, são cada vez mais surpreendentes.

Psicologia Financeira

Lidar com dinheiro não é tarefa simples para muitas pessoas, no entanto poucas pessoas sabem que a forma como lidamos com o dinheiro reflete muitas questões emocionais. A forma como lidamos com dinheiro mostra nossos valores, crenças, conflitos que encobrem muitos sentimentos. A educação financeira pode ser a chave para solução de conflitos em muitas famílias, casamentos e relacionamentos diversos.

Meditação

A meditação é uma prática milenar, que tem benefícios incríveis a saúde física e emocional. Historicamente, a meditação foi sempre usada e associada à prática espiritual e de autodescobrimento. No entanto, desde 1970, a psicologia e psiquiatria desenvolveram técnicas de meditação para diversos distúrbios psicológicos. É comprovado cientificamente que a prática da meditação é benéfica em diversos sentidos, trazendo um equilíbrio psicológico para os praticantes. Com ela, é possível discernir sentimentos negativos e positivos e assim encontrar um equilíbrio ou sentido maior para tudo que acontece em nossas vidas.